quinta-feira, 23 de abril de 2009

Por Madiano Marcheti

PORNÔ(FOTO)GRAFIA




TV Lovers, 1991


Jan Saudek, nasceu em Praga em 1935, e dedica sua vida a uma estética pervertida, em que de forma autobiográfica, cria imagens oníricas que contrapõe a realidade política de seu país.

Saudek tem uma obsessão por corpos, de preferência nus, onde o feminino e o masculino são viscerais e a dualidade de emoções é colocada à prova, regada a saturações de cores.

Apesar de ser acusado de fazer pura pornografia, saudek, na verdade com suas encenações para as fotografias e manipulações das imagens, quer cogitar, e regurgitar, o sentido da vida, focando a corporeidade, em posições eróticas, relações de sadismo, lesbianismo...

Ainda hoje, esse estranho homem, vive e trabalha em Praga.


Site oficial

http://www.saudek.com/en/jan/uvod.html



White Flesh Merchant, 1997


The Puppet, 1996



Pieta, 1997


Motherhood, 1986


Hungry For Your Touch, 1971


David, 1969


quarta-feira, 1 de abril de 2009

O TRABALHO DO FOTÓGRAFO

Fotografia de Sebastião Salgado
Por Dafne Spolti
A fotografia me encanta cada vez mais. Cada vez que paro e penso a fundo em um de seus elementos, cada vez que fotografo, cada vez que leio sobre fotografia. E um dos aspectos mais legais pra mim, é que apesar de fotografia NÃO ser realidade, a existência daqueles objetos naquele tempo/espaço realmente "é". O fotógrafo precisava estar ali, apenas com a câmera entre seu corpo e o objeto fotografado. O Sebastião Salgado estava lá no meio do petróleo pra fazer essa foto... O trabalo do fotógrafo bom é muito bonito. Distância e inserção!