terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Wright & Marianelli
por Fernando Gil Paiva

Assim como em décadas passadas Sergio Leone muito se emprenhou com Ennio Morricone e vice-versa, a década corrente mostra outro exemplo muito bem sucedido entre diretor e compositor de trilha sonora.

As primeiras bem sucedidas notas de Dario Marianelli em conjunto com Joey Wright vieram em Pride & Prejudice (Orgulho e Preconceito - 2005), filme baseado no livro homônimo de Jane Austen e que mostra como era a vida do ponto de vista da classe feminina na Inglaterra do século XIX, o que incluía as ansiedades e frustrações das ascensões e quedas familiares, bem como o decisivo fato do casamento com o partido não decepcionante.

Da obra, fica a atenção especial para o piano de Marianelli na música tema “Dawn”, em português, Crepúsculo. O filme conta com as atuação de Keira Knightley, Brenda Blethyn, Jena Malone, Donald Sutherland, Mathew Macfadyen, entre outros.

Cena de Orgulho e Preconceito (2005)


Dois anos depois, foi a vez de Atonement (Desejo & Reparação - 2007) ser beneficiado pela direção e pela composição da dupla. Desta vez, ainda na Inglaterra, agora regida pelas palavras do autor Ian McEwan, a história dá lugar às paradoxais firmezas em tempos de guerra (Pré Segunda Guerra Mundial) e delicadeza de vidas tão inclinadas à fragmentação e ao desperdício.
A maestria de seu título original deixa um resumo das sensações de vários de seus personagens – a reparação, quando tudo parecia tão difícil, muitas vezes impossível. No filme estão James McAvoy, as surpreendentes Saoirse Ronan, Romola Garai e Vanessa Redgrave e presentes mais uma vez Brenda Blethyn e Keira Knightley.

Na verdade, fica um tanto quanto difícil e injusto estabelecer uma única música para também servir de resumo para Atonement, mas talvez as que mais argumentaram à favor de seu Oscar por Melhor Trilha Sonora Original sejam as que se utilizaram dos elementos de cena para a composição final, exemplo disso são as batidas de um pedaço de madeira em um carro e a máquina de escrever de uma das personagens. Abaixo, “With My Own Eyes” (Com os meus próprios olhos).

James McAvoy em Desejo & Reparação

E para um terceiro encontro, resta apenas a curiosidade de uma das obras mais esperadas para o início de 2009 de acordo com o site de Cinema IMDB (The Internet Movie Database). The Soloist, (O Solista - 2009), previsto apenas para estrear no mês de setembro, reserva sua trilha sonora ainda oculta no Cello do personagem músico de Jamie Fox que atua ao lado de Robert Downey Jr.

Pôster de O Solista

Dario Marianelli é italiano e nasceu em Pisa a 25 de Maio de 1963. Também compôs as trilhas sonoras para V de Vingança, Os Irmãos Grimm, Valente, etc.

Dario Marianelli
Para ouvir 'Dawn'
Para ouvir 'Whit My Own Eyes'
Para ver o trailer de The Soloist

Nenhum comentário: