Moça com Brinco de Pérola
por Fernando Gil Paiva
Johannes Vermeer nasceu em 31 de outubro de 1632 em Delf, na Holanda.
Vermeer teve de uma vida bastante conturbada como um comerciante de arte que por muitas vezes precisava utilizar de quadros para sanar suas dívidas em lojas de comida locais. As dificuldades da época o levaram a findar sua vida em uma grande miséria. Sua viúva, mãe de 15 filhos dos quais 4 faleceram com pouca idade, teve que terminar de vender seus quadros para adquirir uma mínima pensão fornecida pela prefeitura.
Depois de sua morte, o esquecimento fez de Vermeer um homem sem força e identidade. Muitos autores que haviam então tomado posse de suas obras, assinaram-nas ou deram a elas autoria de outros pintores mais famosos para que um valor maior pudesse ser obtido com elas.
Entretanto, em 1866, o historiador de arte Théophile Thoré (pseudónimo de W. Bürger) fez uma declaração nesse sentido, atribuindo 76 pinturas a Vermeer, número esse que foi em breve reduzido por outros estudiosos. Hoje, sobreviveram 35 a 40 trabalhos atribuídos ao pintor holandês.
Vermmer obteve o reconhecimento de segundo pintor holandês mais famoso do século XVII, período da Idade de Ouro Holandesa, depois de Rembrandt. Seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante uso da luz.
Muito provavelmente por sua pouco conhecida vida, o diretor de cinema Peter Webber tenha decidido mostrar o que se passou por trás de uma das mais conhecidas de suas obras: Moça Com Brinco de Pérola, pintada entre 1665 e 1666, que é homônima ao filme protagonizado por Colin Firth no papel do pintor e Scarlett Johansson como Griet, a Moça inspiradora.
Scarlett Johansson
(Sinopse) Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring".
3 comentários:
Que bom que lembrou desse filme Fernando! Adorei! E adoro a Scarlett totalmente também!!
Beijosss
Sou louco pra ver....
e olha que não é só pela Scarlett...
hehe
Massa
=Diano!
Esse filme é um dos melhores que assisti em minha modesta vida de cinéfilo...
Recomendo!!!
Postar um comentário