por Fernando Gil Paiva
Ainda que o cinema mudo não tivesse experimentado as técnicas inovadoras do casamento entre imagem e voz de seus personagens, parecia imprescindível que uma união maior estivesse presente – a trilha sonora.
Fosse em O Gabinete do Dr. Caligari (1919), de Robert Weine ou em Nosferatu – Uma sinfonia do horror (1922), de F. W. Murnau, por exemplo, a música era uma das divisões da equipe técnica, ou seja, parece difícil passar a completude das emoções dissociada de notas musicais. Talvez mais difícil ainda seja tentar encontrar quais seriam as pessoas dignas de ocupar um espaço maior na nossa memória musical. É por isso que, começando com essa postagem, inicia-se uma visita aos sons que mais tocaram e se tornaram inesquecíveis nos ouvidos dos "visitadores do cinema".
C’era Una Volta Il West ou mais bem conhecido como Era Uma Vez no Oeste (1968 – Direção de Sergio Leone), não apenas marcou por seus créditos iniciais memoráveis, planos belamente elaborados, fotografia, imagens e personagens, como não perdeu pontos ao ter consigo as composições de Ennio Morricone, em especial The Man With The Harmonica (O homem com a gaita) que deu não apenas a Charles Bronson – Harmonica, um homem sem nome – mas também a Henry Fonda, Claudia Cardinale, Woody Strode e os outros, o que hoje ainda está presente e eternizado.
C’era Una Volta Il West ou mais bem conhecido como Era Uma Vez no Oeste (1968 – Direção de Sergio Leone), não apenas marcou por seus créditos iniciais memoráveis, planos belamente elaborados, fotografia, imagens e personagens, como não perdeu pontos ao ter consigo as composições de Ennio Morricone, em especial The Man With The Harmonica (O homem com a gaita) que deu não apenas a Charles Bronson – Harmonica, um homem sem nome – mas também a Henry Fonda, Claudia Cardinale, Woody Strode e os outros, o que hoje ainda está presente e eternizado.
Claudia Cardinale no clássico de Leone
A força da música, dos personagens e de suas vontades que movem o roteiro fizeram desta película o espetáculo que ainda é mundialmente consagrado. Quando Morricone finalizou a trilha do filme, este, entretanto, não estava concluído, o que fez com que Dario Argento, Bernardo Bertolucci, Sergio Donati, Mickey Knox e Sergio Leone – os roteiristas – fizessem com que a história se encaixasse às composições e não o caminho contrário [tamanha era sua presença].
Ennio Morricone
O compositor Ennio Morricone nasceu em Roma no dia 10 de Novembro de 1928. Em sua carreira, participou da composição e arranjo de mais de 500 filmes entre eles Cinema Paradiso, A Missão, Por um Punhado de Dólares, Era Uma Vez na América e muitos outros.Para ouvir The Man With The Harmonica acesse o link do YouTube:
2 comentários:
Gente, que gaita é essa? sou alucinada por gaita....
E é realmente incrivel a força da trilha sonora, isto não só na época das produções do cinema mudo. A trilha faz toda a diferença, e pode ser o ponto x de uma produção,tanto para mal quanto para bem...Eu acredito, né?
Mas uma coisa é certa, o cinema nunca seria o mesmo sem a música, melhor, como aquele cara diz: "a vida seria um erro sem a música"(nietzsche)
Sou louco pra ver...
A trilha sempre faz a diferença...
Boa Fernando!!!
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