sábado, 28 de fevereiro de 2009

Portfolio Leibovitz

por Fernando Gil Paiva


Há algumas semanas atrás fui apresentado ao nome de uma pessoa que me fez querer muito conhecê-la. Tudo parecia um simples link e um “Você tem que ver essas fotos!”, mas na hora confesso que nem dei muita atenção. Um dia depois, “Você tem que ver as fotos!”, foi quando conheci a mágica da fotógrafa Annie Leibovitz por meio do site da revista americana Vanity Fair (Feira das Vaidades) que trazia um filme todo contado por meio de 16 imagens que tinham a capacidade de sintetizar todas as emoções e acontecimentos descritos em sua sinopse que vinha logo abaixo.
Killers Kill, Dead Men Die (Assassinos matam, homens mortos morrem) trouxe a amarrada trama de um assassinato a analisado e um assassino a ser descoberto.

O CAMAROTE. INTERIOR EL HAVANA, BACKSTAGE – NOITE
O Cubano (Pedro Almodóvar) gerencia um interessante e limpo clube. Ele não quer nenhum problema, embora possa ter ouvido algumas coisas. Que tipo de coisas? Apenas coisas, é isso. Coisas que fazem um homem suspirar “assassinato” na noite. Sua dançarina vedete número um, Doña Perfecta (Penélope Cruz), que fechará a noite com sua miscelânea pessoal — seu excitante número patriótico, uma balada de amor, e sua bem sucedida rumba—elabora: Ela diz que pode ou pode não ter ouvido o tal Oscar na noite que ele foi assassinado e que tinha uma certa aposta numa certa luta de boxe. Além disso, ela não sabe nada. Exceto que a luta em si pode ou pode não ter lugar no Fórum essa noite em especial, e que o estudante Simmons pode ou pode não ter provado o chão do ringue no quarto round de sua luta com Sugar Foot Robinsonbe.

Depois disso, ainda não saciado pela habilidade espantosa dessa Artista, fiquei diante de um novo grupo de trabalho não menos elaborado que o anterior. O talento e as habilidades pareciam nunca estar limitadas a uma certa dificuldade.

Próximo da premiação do Oscar, Annie selecionou o que seriam os casais de sucesso da vez, o trabalho foi chamado de The Hollywood Portfolio . Abaixo, a foto da dupla Mike Rourke e o diretor Darren Aronofsky (Réquiem Para um Sonho) para o filme The Wrestler (O Lutador).


A terceira grande admiração veio de uma sessão de fotos com temáticas de filmes da Disney. E foi pela primeira vez que descobri que uma foto também pode ter um making off, as da Annie tem! Numa delas, da Pequena Sereia, com a atriz Juliane Moore e o nadador Michael Phelps, que esteve literalmente embaixo d’água para fazer jus ao seu grande diferencial. É disso que os olhos precisam - arte precisa!

Fotografando além do que se pode imaginar.

Resultado final.

Anna-Lou (Annie) Leibovitz nasceu em Westport, Connecticut no dia 2 de outubro de 1947. Ficou famosa por realizar retratos, e cuja marca é a colaboração íntima entre a retratista e seu retratado. Annie já trabalhou na revista Rolling Stones, em campanhas do cartão American Express e trabalha como retratista da revista Vanity Fair.


Para quem quer conferir as sessões completas descritas acima acesso os links abaixo:

Sessão Killers Kill, Dead Men Die:

http://www.vanityfair.com/culture/features/2007/03/filmnoir_portfolio200703

Sessão The Hollywood Portfolio:

http://www.vanityfair.com/culture/features/2009/03/actors-directors-portfolio200903

Sessão Disney ---> Outras fotografias em postagens anteriores no mesmo blog.

http://milliondreamphotos.blogspot.com/2008/08/annie-leibovitzs-disney-fantasyland.html

5 comentários:

Laís Costa disse...

Fui eu que mostrei ela? Não lembro agora.
De qualquer maneira,lindas fotos!

Géssica. disse...

Ela é genial!
Gostei do post, fê.. Mas faltou deixar o link dos trabalhos completos porque o post deixa, com certeza, uma curiosidade imensa em quem não conhece o trabalho dela ainda!!

Madiano Marcheti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Madiano Marcheti disse...

Laís...
essa "Killers Kill, Dead Men Die" fui eu quem mostrou...ahaha
e ele(fernando) realmente me ignorou quando mostrei...
=D
ótimo..
!!!

Laís Costa disse...

ah, sim. lembro que mostrei a foto da Penélope com o Woody. =D